Final Fantasy foi lançado originalmente para Famicom (conhecido como NES ou Nintendo-8 bits no ocidente) pela Square Co., Ltd. O primeiro jogo da série teve um time de desenvolvimento pequeno - o que era normal para a época - mas que se revelariam talentosos. Hironobu Sakaguchi foi o cabeça do projeto, que se inspirou em outros RPGs que fizeram sucesso na época, como Dragon Quest. A idéia deu tão certo que o jogo se transformou na série que perdura até os tempos atuais.
Apesar do nome Final Fantasy ser atribuído ao fato de ter sido uma última cartada da Square, que estava à beira da falência, o nome "Final" no começo não fora bem aceito pelos desenvolvedores. Um dos nomes cogitados seria Fighting Fantasy, mas por motivos de patente tiveram que optar por outra escolha. Mas o jogo deixou claro que de "Final" não tinha nada. Final Fantasy fez sucesso não só no Japão quanto nos Estados Unidos, que normalmente não se veem acostumados com RPGs orientais.
História:
O primeiro jogo da série apesar de ter uma história simples para nós hoje, na época foi uma evolução nos enredos de games, em uma época onde Mario Bros. era o sucesso do momento. O jogo tem como foco principal o surgimento dos quatro Light Warriors (Guerreiros da Luz) com o objetivo de restaurar os quatro cristais que garantem a estabilidade do planeta, como fora profetizado por Lukahn: "Quando escuridão velar o mundo, quatro Guerreiros da Luz devem vir. Se eles não conseguirem reunir os pedaços da luz, a escuridão irá consumir tudo. Os quatro Cristais nunca irão brilhar de novo...".
Os quatro protagonistas não possuem nenhuma personalidade podendo dar nomes livremente a eles. Chegando no reino de Cornelia, o rei pede para que salvem sua filha - a princesa Sarah - das mãos de Garland. No local do sequestro derrotam o espadachim traidor, que é salvo e enviado há 2000 anos atrás pelos quatro demônios que o corromperam. Ao chegar no passado, Garland manda os demônios ao futuro para causar o caos, criando um loop no tempo sem fim, garantindo a existência de Garland e as quatro bestas eternamente.
Tiamat é enviado há 400 anos antes do tempo atual da história, e quase extingue a civilização de Lufenia, se apoderando do Flying Fortress e do cristal do vento. Kraken chega 200 anos depois e afunda o templo de Onrac, possuindo o cristal da água. Lich e Kary (Marilith nos remakes) chegam anos mais tarde. Lich controla o cristal da terra, enquanto Kary toma o cristal do fogo para si. Assim o mundo entra em caos, os ventos morrem, os mares ficam enfurecidos, o solo apodrece, entre muitas outras catástrofes.
Sábios dizem que 4 guerreiros da luz devem vir ao mundo para salvá-lo, restaurando luz aos cristais. 5 guerreiros de Lufenia são transformados em morcegos. Astos, rei dos elfos negros, rouba o olho de cristal de Matoya (deixando-a cega então) e deixa o príncipe dos elfos doente. Ele só precisa da coroa, que ficou no pântano, para tornar-se o rei de todos os elfos. Um vampiro ataca Melmond. Princesa Sarah é raptada pelo cavaleiro Garland, que por alguma razão ficou maligno. Ele vai para Chaos Shrine.
Os Guerreiros da luz surgem, cada um carregando um cristal. Eles resgatam a princesa Sarah. Antes de morrer, Garland é enviado 2000 anos no passado. Como agradecimento por salvarem a filha, o rei de Cornelia constrói uma ponte para permitir que eles continuem sua missão. Em Pravoka eles derrotam os piratas de Bikke. Então ele dá aos guerreiros seu barco, e promete nunca mais entrar em confusão. Recuperam a coroa no pântano, enganados por Astos que usava um disfarce. Após receber a coroa, ele mostra sua verdadeira forma como rei dos elfos negros. Os guerreiros derrotam-o, pegando o olho de cristal de Matoya. Entregam o olho de cristal para a bruxa Matoya, que voltando a ver entrega uma poção aos guerreiros. A poção é capaz de acordar o príncipe elfo. Quando acordado, o príncipe elfo entrega a eles uma chave que podem usar para abrir uma sala no castelo de Cornelia, contendo um explosivo. Entregam esse explosivo para um anão que então constrói um canal dando acesso ao mar aberto. Chegando em Melmond eles se dirigem para Cavern of Earth e derrotam um vampiro, ganhando então um rubi. Eles levam o rubi até outra caverna onde vive um gigante. Entregando o rubi ao gigante, este permite que passem. O caminho leva a um sábio que lhes mostra como descer mais na Cavern of Earth, chegando até o cristal da terra. Lá eles derrotam Lich, o demônio que apoderou-se do cristal.
Em Crescent Lake eles conseguem uma canoa, e usando-a podem chegar ao vulcão Gulg. Em suas profundezas derrotam Marilith, demônio do fogo, e restauram o cristal do fogo. Em uma caverna de gelo conseguem Levistone, e com ela conseguem adquirir uma antiga airship enterrada no deserto. Com agora acesso aos continentes nortes, compram uma garrafa de um mercador em uma caravana no deserto. Em Gaia uma fada escapa da garrafa, então lhes dá Oxyale. Com Oxyale os guerreiros podem respirar embaixo d´água, eles então mergulham no templo afundado de Onrac. Nesse templo encontram e restauram o cristal da água, assim como derrotam Kraken. No templo afundado também se consegue a pedra Rosetta numa área onde vivem sereias. Com a pedra Rosetta, o escolar Unne que vive em Melmond pode ensinar os guerreiros da luz a falar a língua dos Lufenianos. Numa caverna atrás de uma cachoeira conseguem adquirir um cubo, entregue por um robô que aparentemente caiu do céu. Há uma cidade com os últimos sobreviventes da civilização de Lufenia e lá eles agora podem ganhar um item que dá acesso a Mirage Tower, já que falam a língua deles. Com acesso à Mirage Tower, eles sobem nela e chegam na Flying Fortress. Lá lutam contra Tiamat e restauram o cristal do vento. Voltando ao Chaos Shrine eles viajam 2000 anos no passado e derrotam Garland que torna-se Chaos. O loop de tempo é destruído e o mundo é salvo.
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