17 julho 2007

A História dos Sentimentos


Contam que uma vez se reuniram todos os sentimentos , qualidades e defeitos dos homens em um lugar da terra... Quando o aborrecimento reclamou pela 3ª vez, a loucura sempre tão louca lhe propôs:"Vamos brincar de esconde-esconde?"

A intriga levantou a sobrancelha intrigada e a curiosidade sem poder conter-se perguntou:"Esconde-esconde... como é isso?" É um jogo- explicou a loucura- em que eu fecho os olhos e começo a contar de 1 a 1.000.000, enquanto vocês se escondem, e quando eu tiver terminado de contar, o 1º de vocês que eu encontrar, ocupará meu lugar para continuar o jogo...

O entusiasmo dançou, seguido pela euforia. A alegria deu tantos pulos que acabou por convencer a dúvida, e até mesmo a apatia que nunca se interessava por nada entrou no jogo...Mas nem todos quiseram participar, a verdade preferiu não esconder-se, "para que, se no final todos me encontram?"...pensou ela... A sabedoria opinou que era um jogo muito tonto e a covardia preferiu não arriscar-se.

1, 2, 3, 4... começou a contar a loucura. A primeira a esconder-se foi a pressa, e como sempre, caiu atrás da 1ª pedra no caminho. A fé subiu ao céu, e a inveja se escondeu atrás da sombra do triunfo, que com seu próprio esforço conseguiu subir na copa da árvore mais alta. A generosidade quase não conseguiu esconder-se, pois cada local que encontrava parecia maravilhoso para alguns de seus amigos... Se era um lago cristalino, ideal para a beleza, se era uma copa de uma árvore, perfeito para a timidez, se era o vôo de uma borboleta o melhor lugar para a volúpia, se era uma rajada de vento, magnífico para a liberdade... E assim acabou escondendo-se num raio de sol.

O egoísmo, ao contrário, encontrou um local muito bom desde o início, ventilado, cômodo, mas apenas para ele. A mentira escondeu-se no fundo do oceano... mentira... na realidade escondeu-se atrás do arco-íris... E a paixão e o desejo no centro dos vulcões. O esquecimento não recordo-me onde escondeu-se, mas isso não é importante.

Quando a loucura estava lá pelo 987.000, 988.000... o amor ainda não havia encontrado um local para esconder-se, pois todos já estavam ocupados... Até que encontrou uma roseira, e carinhosamente decidiu esconder-se entre suas flores. Zerou a contagem, a loucura terminou de contar e começou a busca.

A primeira a aparecer foi a pressa, apenas a três passos de uma pedra. Depois, escutou-se a fé discutindo com Deus no céu, sobre zoologia. Sentiu vibrar a paixão e o desejo nos vulcões, e em um descuido encontrou a inveja, e claro, pode deduzir onde estava o triunfo... O egoísmo não teve nem que procurá-lo, ele sozinho saiu disparado de seu esconderijo, que na verdade era um ninho de vespas... De tanto caminhar sentiu sede e ao aproximar-se de um lago descobriu a beleza. A dúvida foi mais fácil ainda, pois a encontrou sentada sobre uma cerca sem decidir de que lado esconder-se... E assim foi encontrando todos...

O talento entre a erva fresca. A angústia em uma cova escura. A mentira atrás do arco-íris. Mentira, estava no fundo do oceano... E até o esquecimento que já havia esquecido que estava brincando de esconde-esconde.

Apenas o amor não aparecia em nenhum local... A loucura procurou atrás de cada árvore, embaixo de cada rocha do planeta e em cima das montanhas... Quando estava a ponto de dar-se por vencida encontrou um roseiral, começou a mover os ramos, quando no mesmo instante escutou-se um doloroso grito. Os espinhos tinham ferido o amor nos olhos... A loucura não sabia o que fazer para desculpar-se... Chorou, rezou, implorou, pediu, e até prometeu ser seu guia. Desde então, desde que pela 1ª vez se brincou de esconde-esconde na Terra, o amor é cego e a loucura sempre o acompanha.

Nenhum comentário:

Pouco mais que as outras...: