Ele é produtor e roteirista sendo o primeiro assim, Os Carvoeiros (1999). É documentarista com seu primeiro longa-metragem como diretor, Ônibus 174 (2002) tenta reconstituir um episódio violento do Rio de Janeiro, o seqüestro de um ônibus que terminou em tragédia e em 2005 iniciou a preparação de Fome, documentário sobre a trajetória de uma família mineira que mostra de que forma os indivíduos lidam com a fome no cotidiano.
Chegou ao auge da carreira com Tropa de Elite (2007), sua primeira ficção. Nos cinemas, o filme conquistou o maior número de espectadores no Ranking nacional 2007. Em 15 de fevereiro de 2008 ganhou o Urso de Ouro, em Berlim, por Tropa de Elite.
Em 2009 filmou Segredos da Tribo, aonde Padilha expõe a guerra entre antropólogos por causa dos ianomâmi. O documentario apresenta um debate interessante sobre a comunidade científica e seus efeitos sobre os grupos que estuda ou uma visão superficial e reducionista da produção desses cientistas. Independente da resposta, o documentário “Segredos da Tribo” parece que irá se transformar em objeto obrigatório de discussão nas salas de aula das ciências sociais no futuro próximo. O filme teve sua premiere no Sundance Festival de 2010.
Em 2010 lançou Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro. O filme teve o maior público da história do cinema brasileiro para um filme nacional, com mais de 11 milhões de espectadores, batendo Dona Flor e seus dois maridos.
Agora o cara está chegando de vez em Hollywood, já que está cotado para fazer o próximo filme do Robocop (remake) e com grande moral, está na disputa com outros 8 diretores na produção de The Wolverine.
Apesar de tantos problemas sociais nesse nosso brasilesco continente, uma felicidadezinha.
Alguns de seus trabalhos:
- Segredos da Tribo
- Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro
- Ônibus 174
- Tropa de Elite
- O Corruptólogo
- Garapa
Wikipedia e Universo Marvel 616
Nenhum comentário:
Postar um comentário